top of page
Buscar

Ciclo vicioso da dieta e compulsão alimentar

A compulsão alimentar é caracterizada por comer quantidades maiores do que as normais em um período relativamente curto de tempo, acompanhado por sentimentos de angústia, falta de controle e vergonha.


Um episódio de compulsão alimentar pode ser desencadeado por estresse, dieta, sentimentos negativos relacionados ao peso corporal ou à forma do corpo, a disponibilidade de alimentos ou o tédio.


Geralmente a maiorias das pessoas com compulsão alimentar são obesas e têm uma percepção de imagem corporal muito negativa.


Sabemos que dietas extremamente radicais não são saudáveis, pois geralmente possuem valores energético muito baixos, retiram-se algum grupo (s) alimentar (es) importante (s) e também podem desencadear episódios de compulsão alimentar devido a essa restrição tão severa.


Por exemplo, um estudo em 496 adolescentes descobriu que o jejum estava associado a um maior risco de compulsão alimentar e da mesma forma, outro estudo em 103 mulheres observou que a abstenção de determinados alimentos resultava em aumento do desejo e maior risco de comer demasiadamente.


Os problemas de peso podem ser causa e consequência do distúrbio, o ciclo vicioso se instala começando com a insatisfação corporal, realização de dieta restritivas, privações alimentares, consequentemente descontrole alimentar, comer exageradamente e finalmente culminando no ganho de peso.


Por isso a intervenção multidisciplinar (nutricionista, profissional de educação física, psicólogo e médico) para este paciente será muito importante para ajudar na mudança de estilo de vida para que haja uma perda de peso saudável e sustentável, melhor autoestima, melhoria na relação com o corpo, maior controle emocional para lidar com o estresse, entre outros.





Referências


Stice E, Davis K, Miller NP, Marti CN. Fasting increases risk for onset of binge eating and bulimic pathology: a 5-year prospective study. J Abnorm Psychol. 2008.


Polivy, J., Coleman, J., & Herman, C. P. The effect of deprivation on food cravings and eating behavior in restrained and unrestrained eaters. International Journal of Eating Disorders, 38, 301–309. 2005.


Rebecca L. Pearl, Marney A. White, Carlos M. Grilo, Overvaluation of shape and weight as a mediator between self-esteem and weight bias internalization among patients with binge eating disorder. Eating Behaviors, Volume 15, Issue 2. 2014.

23 visualizações

Comments


bottom of page