top of page
Buscar

Importância das porções dos alimentos no emagrecimento.

Escuto com frequência no consultório os pacientes falarem que se alimentam de maneira saudável mas não conseguem perder peso. Um dos fatores é que muitos não tem ideia que o consumo de suas porções alimentares estão grandes para atingir este objetivo.


De forma simplista para perder gordura, você precisa comer menos calorias do que o corpo gasta. No entanto, gerir a sua ingestão no ambiente alimentar moderno obeso gênico é algo muito mais complexo.


As pessoas tendem a colocar mais comida quando se servem, bem como quando são servidas com porções maiores tendem a comer tudo, não deixando nada no prato.


Controle de porção de comida é uma chave importante para um emagrecimento bem sucedido e saudável. Quando você controla porções de comida, você não apenas come menos calorias, além disso você come regula a quantidade adequada de cada de grupos de alimentos e nutrientes importantes na sua saúde, bem como pode ser usado quando você está em um restaurante ou uma festa e você precisa limitar a quantia de calorias vazias que você consome.


Boas práticas de controle de porção de alimentos geralmente exigem uma balança de cozinha. Estes dispositivos digitais leves facilitam muito esta quantificação. Realmente entendo que alguns pacientes não tenham paciência de pesar, para estes peço que use por um período curto até criar a noção visual.


Em outros casos, porcionar através de medidas caseiras (xícara, colheres de sopa/chá/café, etc.) ou usar técnicas utilizando-se as mãos (palma da mão sem os dedos, mão em concha, dedo polegar, etc.) podem ser útil para os indivíduos que não tenham condições ou não estejam dispostos ou não queiram usar balança de cozinha.


Depois que pegar o “jeito”, ficará mais fácil, e você usará essas habilidades após atingir seu peso adequado e quiser mantê-lo, por isso é inteligente investir algum tempo em dominar este porcionamento.


Referências:


Rolls, B J. “What is the role of portion control in weight management?.” International journal of obesity (2005) vol. 38 Suppl 1,Suppl 1 (2014).


22 visualizações

Comments


bottom of page