Sabe-se que existe uma relação próxima de uma alimentação específica e melhora na performance esportiva. Uma nutrição adequada aumentará o desempenho, ao passo que uma dieta incorreta reduzirá as possibilidades físicas do indivíduo desenvolver seu melhor.
A nutrição esportiva é uma área acadêmica intimamente relacionada ao curso de educação física e ao curso de Nutrição (Lollo et al., 2004).
O campo da nutrição esportiva é dinâmico e complexo. Conhecimentos em fisiologia do exercício, metabolismo dos nutrientes, bioquímica e psicologia são os parâmetros iniciais para uma carreira de sucesso em nutrição esportiva.
Além destes fundamentos acadêmicos, é imperativo que o nutricionista esportivo entenda o esporte e exercício em que o paciente/cliente participa. Essa compreensão específica do deve se manifestar no entendimento das vias energéticas predominantes no exercício, na mecânica do movimento, bem como nos processos psicológicos que motivam o indivíduo e a ter um ótimo desempenho. Estas competências são essenciais para otimizar a performance em provas e/ou treinos, mas também auxiliando na melhoria da qualidade de vida e na promoção de saúde do indivíduo.
Deveres e Responsabilidades do Nutricionista Esportivo:
Avaliar e analisar práticas alimentares, composição corporal e balanço energético (consumo e gasto) de atletas no contexto do desempenho atlético e da saúde.
Prescrever o planejamento nutricional ideal para cada fase e objetivos do treinamento, competição, recuperação de exercícios, controle de peso, entre outros.
Aconselhar os atletas a atingir e manter um nível de massa corporal, gordura corporal e massa muscular consistente com boa saúde e bom desempenho.
Oferecer planos personalizados de refeições e lanches para promover metas de curto e longo prazo para desempenho atlético e boa saúde.
Desenvolver e aconselhar protocolos de hidratação.
Abordar os desafios nutricionais ao desempenho, como alergias alimentares, distúrbios minerais ósseos, distúrbios gastrointestinais, deficiências nutricionais (ex: anemia), etc.
Conscientizar os atletas sobre a nutrição ideal para recuperação de doenças ou lesões.
Avaliar a necessidade de suplementos alimentares, levando em consideração a legalidade, segurança, qualidade e eficácia.
Monitorar o uso desta suplementação, caso prescrita.
REFERÊNCIAS.
Kalman DS, Campbell B. Sports Nutrition: What the Future may Bring. J Int Soc Sports Nutr. 2004.
LOLLO, Pablo Christiano B.; TAVARES, Maria da Consolação G. F. C.; MONTAGNER, Paulo Cesar. Educação Física e Nutrição. Lecturas: Educacion Física y Deportes, 10: 77 – 10/2004.
Maughan RJ, Burke LM, Dvorak J, et al. IOC consensus statement: dietary supplements and the high-performance athlete. Br J Sports Med. 2018.
Comments