A decisão de usar um suplemento alimentar deve ser uma consideração cuidadosa de várias questões. As mais importantes que devem ser respondidas são em relação à segurança, legalidade e eficácia de qualquer produto. Um “NÃO “para qualquer uma destas 3 perguntas já inviabiliza a prescrição e o uso do suplemento.
Mas caso sejam 3 SINS, também deverá ser analisado os argumentos a favor e contra do uso do suplemento.
Pois em alguns casos o suplemento funciona mas traz efeitos colaterais e/ou é muito caro o que inviabiliza o uso.
Mas em outros casos o efeito direto na melhora de performance (via fisiológica) é pequeno, mas o efeito placebo dele neste paciente específico é excelente e o preço do suplemento é acessível, consequentemente pode ser prescrito e utilizado.
Em caso de utilizar determinado suplemento é sempre é valido procurar marcas que tenham um controle de qualidade rígido ou selos de certificação. Existem vários casos de suplementos contaminados (possui substancias ilícitas na composição sem serem declaradas no rótulo) que podem trazer risco a saúde e/ou aparecerem em teste antidoping.
Independente se o objetivo é saúde ou melhora de rendimento nenhum suplemento faz milagre, eles são coadjuvantes de uma base, formada por uma DIETA EQUILIBRADA, TREINAMENTO FÍSICO, SONO ADEQUADO e CONTROLE DE ESTRESSE. Primeiramente estes fatores devem está bem ajustados para pensar em usar suplemento como cereja deste bolo.
Referências:
Burke, L.; Cort, M.; Cox, G.; Crawford, R.; Desbrow, B.; Farthing, L.; Minehan, M.; Shaw, N.; Warnes, O. Supplements and sports foods. In Clinical Sports Nutrition, 3rd ed.; Burke L., Deakin V., Eds.; McGraw-Hill: Sydney, Australia, 2006; pp. 485–579.
Comments